quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pergunto-me...

Pergunto-me! Todos os dias. Antes de me deitar, se estou bem comigo. Sim, pergunto-me! Tu não?
Consegues deitar-te sem te perguntares?
Porque haverias? És homem.
É fácil deixar passar o que fizeste, Ou não disseste, ou deverias ter feito ou nunca deverias ter dito...
É simples a tua fórmula: o momento já lá vai. Se fiz ou não, não há volta a dar. Passou. está feito ou dito ou não!
Poque haverias de ficar a pensar nisso? De facto é uma perda de tempo...
Mas eu, pergunto-me! Se o que disse foi sensato, pensado ou não.
Se fiz algo que não deveria ter feito. Se fui rude ou mal-educada ou impaciente com alguém.
Se pelo contrário fui demasiado emplogada e não me calei por um segundo. Pergunto-me se ouvi quem me queria falar.
Se realmente ouvi e não apenas acenei com a cabeça de forma displicente...
Sabes? Eu pergunto-me todos os dias antes de me deitar.
Se devo um pedido de desculpas a alguém. Se deveria ter feito mais perante o pedido de ajuda de lagum amigo.
Mas pergunto-me, sobretudo e depois de saber que estou bem com os outrs, se estou bem comigo.
Se posso ser melhor. Se posso crescer. Se posso evoluir como pessoa.
Não lendo livros ou poemas ou o jornal... Isso é importante, alarga-nos horizontes, novos mundos, novos sentidos e sentimentos.
Mas, se todas as minhas acções estão de acordo com o que acredito! Mesmo que regidas por regras morais e sociais que nos foram impostas ao longo destes anos, decadas e séculos...
E chego a uma conclusão muito peculiar: sim e não!
O eterno dilema entre o bem e o mal! Entre o ser santo e pecador!
E consigo, avaliar-me em duas vertentes, como se fossem juízes no "Dia do Julgamento":
- A Mulher e a "Mulher Eu"
A Mulher: pecadora (pensamentos, palavras, desejos e actos); adúltera (pensamentos, palavras, desejos e actos); promíscua (pensamentos, palavras, desejos e actos)!
Esta é "A Mulher" analisada pela sociedade à luz de conceitos e regras e moralismos e preconceitos morais e socias.
A Mulher Eu: emancipada (pensamentos, palavras, desejos e actos); amante (pensamentos, palavras, desejos e actos);
despreconceituosa (pensamentos, palavras, desejos e actos)!
Os Juízes esses analisam ao pormenor todas as justificações e todos os argumentos.
Sabes? Eu pergunto-me todos os dias: Estás bem contigo?
E respondo, todos os dias: hoje sim! Fiz tudo de acordo com a minha consciência! Independentemente de outros gostarem ou não. Independentemente de poder fazer sofrer alguém... Eu não sou imutável, nem os sentimentos, nem o sentir, nem a forma como me dou... Isso, fica apenas para mim. Cá dentro, para poder justificar.
E pergunto-me como tu me verás...

19/07/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário