sábado, 6 de agosto de 2011

Desabafo... Ou outra coisa qualquer.


Hoje não me apetece ser poética, nem sentimentalista, nem saudosista, nem nada que termine em ista ou que fale de amores (im)possíveis...

Isto de ser mulher é complicado... Como se não bastasse nós, mulheres, sermos difíceis... Sim, eu sou difícil. Difícil de aturar, difícil de agradar, difícil de compreender, difícil de analisar...

Eu sou tudo isso! Mas sou mais! Muito mais.

E muito por causa do que esta sociedade nos obriga a ser. As pressões do "físico", do "aspecto"... Para não falarmos da falta de personalidade  - sim, hoje em dia, ter personalidade é complicado! Temos que gostar, usar, frequentar e apreciar tudo o que nos é imposto pelos media... Por supostas pessoas que supostamente sabem o que é "in" and "out". Até nisto não temos personalidade: os estrangeirismos estão a tomar conta de nós... E o novo acordo ortográfico então??? "Personalidade" vai ser uma daquelas palavras que daqui a uns anos os nossos netos irão perguntar: "Mas, esse animal extinguiu-se quando?" Será de facto algo que não se vai conseguir explicar!!!

Isto, porque a sociedade nos impõe a nós mulheres, que em determinada fase da vida constituamos família! Isto por falar em netos!!!

Sim, é verdade que sonhamos com o grande amor da nossa vida! Quem não sonha?? Quem não deseja suspirar de amor? Quem não deseja ser amado de forma incondicional e eterna?

Sim, também sabemos que isso jamais acontecerá... As nossas mães "abriram-nos" os olhos e ao longo da vida, dos nossos principais anos de vida, aqueles em que ainda nos seria permitido sonhar e acreditar que o amor existe, elas, as mães, acabam com tudo! "Olha que a vida não é um mar de rosas!" ou "Os homens? Não confies em nenhum! São todos iguais!" - Mas, são fotocópias? Não são como nós? Com sentimentos e vontade de serem amados? E de encontrar uma suposta alma gémea, que os compreenda e ame eternamente? São um "bicho" assim tão diferente de nós?

Bem... Essas nossas mães, que nos toldaram o íntimo de que os homens não têm valor, por outro lado, também nos dizem: "está na altura de pensares em constituir família! Arranjares um homem que te compreenda, que goste de ti, mas e acima de tudo, que te trate bem!"

Ora... Tudo isto e nos trinta (ok... são mais alguns!!) ainda me faz confusão!!!

Mas, lá encontrei quem me compreenda e esteja disposto a aturar as minhas "dificuldades" típicas de mulher!!!!

"É agora que tens de ter filhos senão? Quando? O corpo muda, a paciência não é a mesma, e depois não vais acompanhar o crescimento porque estás cansada e desgastada!!!!" - A voz das nossas mães entra-nos na mente de uma forma demasiadoacutilante para a podermos simplesmente ignorar...

Ah! Isto para não falar no nosso ginecologista/obstreta que também não perdoam: "Quer engravidar? Não!! Está na altura! Olhe que ocrpo blá, blá,bla!!!" Além de que "Tem de emagrecer! Uma gravidez na sua idade já é de risco e temos de fazer já uma dieta especial e tomar ácido fólico!!"

Mas qual é a parte do não quero engravidar que não percebem????

Para ser MULHER tenho de passar pela maternidade?

É suposto estarmos inseridos numa sociedade de mente aberta, liberal e de 1º Mundo (seja lá o que isto significa realmente) mas, continuamos numa sociedade que impõe às mulheres uma pressão enorme e determinadas formas pré-concebidas de viver e agir... Qual a diferença da Idade da Pedra em que a mulher tinha que ter filhos e agradar aos outros?? Apenas nos contornos... Apenas que agora podemos não o fazer mas, tal como naquela altura, somos olhadas como algo "estranho"... Devemos ter algum defeito!!!

Eu sou difícil! Difícil de perceber, de compreender, de agradar...

Ou talvez seja o meu mundo que é pequeno... Tão pequeno ao ponto de me sufocar...

13/06/2011

1 comentário:

  1. Eu podia dizer que sim, és uma pessoa difícil...
    Pena que eu, à tua semelhança, também o sou!
    E... tive de parar de escrver, pois vieram-me as lágrimas aos olhos... deixei-me ouvir as tuas músicas e posso dizer-te que passei anos para encontrar esta música, e tu tão perto, tão igual, tão diferente... a minha salvação!
    Filhos? Tu não queres filhos???
    Deixa lá! Eu também não!
    Raios que somos tão iguais... mas tu sempre melhor!
    Temos que falar por causa da música!!!

    Beijos

    ResponderEliminar